Porquê menstruamos? A história evolutiva da menstruação
Esse acontecimento fisiológico que ocorre com metade da população mundial em idade fértil ainda é um tabu social e científico em muitos aspectos.
Os médicos e cientistas se perguntavam sobre o motivo e a função da menstruação desde os anos 400 a 300 a.C.. Nesse tempo eles acreditavam que a menstruação era a substância necessária para a formação do embrião. A crença era de que o sêmen atuaria no sangue menstrual levando este à coagulação. Sendo o sangue a matéria prima do embrião, perder este antes da entrada do sêmen era considerado na época equivalente a assassinato infantil. Esse simples desconhecimento de ciência levou na prática ao casamento de crianças em alguns países, sendo considerado um crime para uma menina menstruar antes de se casar.
Nesse sentido, olhando para o trato feminino atual, tudo começou com uma estrutura primitiva especializada em transportar gametas que apareceu primeiramente no peixes com mandíbulas. Esta estrutura evoluiu por milhões de anos, sendo conhecida atualmente como ductos de Müller ou Mulleriano, o precursor do útero, oviduto, cérvix e vagina superior nas mulheres. A grande vantagem da estrutura primitiva era permitir que o macho depositasse seus gametas diretamente dentro da fêmea, facilitando assim a união dos gametas e a fecundação. |
Essa fertilização interna constituiu em um primeiro passo para a conquista do ambiente terrestre, mas apresentava algumas desvantagens evolutivas. Primeira, o embrião agora dentro da mãe possuía um tecido diferente geneticamente da mãe e um processo inflamatório de não reconhecimento deste tecido estranho teria que ser evitado. Segundo, a presença do embrião no interior de um ducto significava que a evolução do trato feminino passaria a ser realizada em conjunto com a evolução do embrião, sendo desta forma mais difícil de ter sucesso evolutivo.
Segundo a Dr.ª Sheila Sedicias A menstruação é a perda de sangue pela vagina em um período que dura de 3 a 8 dias. A primeira menstruação ocorre na puberdade, por volta dos 12 anos, e a partir daí, deve surgir todos os meses até à menopausa, por volta dos 50 anos de idade.Quando surge a primeira menstruação?
O surgimento da primeira menstruação, também conhecida como menarca, varia de menina para menina devido as alterações hormonais de cada corpo, no entanto, a média de idades é por volta dos 12 anos.
Assim, se a menstruação surgir antes ou depois dessa idade, não significa que exista algum problema de saúde, especialmente se não existir qualquer tipo de sintoma.
Quanto tempo dura a menstruação?
A duração da menstruação também varia de uma mulher para outra, porém o mais comum é que dure entre 3 a 8 dias. Geralmente a próxima menstruação surge por volta do 28º dia após o primeiro dia da menstruação anterior, mas esse período pode variar de acordo com o ciclo menstrual da mulher.
Qual a cor normal da menstruação?
Geralmente a cor da menstruação vai alterando ao longo dos dias da menstruação, podendo variar entre vermelho vivo e marrom claro. No entanto, também existem momentos em que a mulher apresenta menstruação mais escura, sem que isso signifique algum problema de saúde.
Na maioria dos casos, as alterações na coloração da menstruação estão relacionadas com o tempo com o sangue está em contato com o ar. Assim, uma menstruação que está há mais tempo no absorvente geralmente é mais escura.
Quanto sangue se perde durante a menstruação?
Normalmente a mulher perde entre 30 a 50 mL de sangue durante toda a menstruação, no entanto, como é difícil de medir a quantidade de sangue perdida, é considerado um fluxo acima do normal quando dura mais de 7 dias ou quando se gasta mais de 9 absorventes por menstruação, por exemplo.
É possível engravidar menstruada?
Apesar de difícil, é possível engravidar ao ter contato íntimo enquanto se está menstruada. Isso acontece porque a produção hormonal pode variar em cada mulher, podendo ocorrer ovulação mesmo durante o período menstrual.
O que pode atrasar a menstruação?
Alterações na data de surgimento da menstruação geralmente são causadas por alterações nos níveis hormonais da mulher. Por isso, o atraso da menstruação nem sempre é sinal de gravidez, podendo indicar outras situações como excesso de estresse, consumo excessivo de café ou alterações em órgãos produtores de hormônios, como hipófise, hipotálamo ou ovários.
É possível menstruar sem ter ovulação?
A menstruação apenas acontece quando existe um óvulo que foi liberado e que não foi fecundado, dessa forma a menstruação só pode acontecer se tiver existido ovulação. No entanto, o contrário não é verdade. Ou seja, a mulher pode ovular sem menstruar, o que geralmente significa que o óvulo foi fecundado por um espermatozoide e, por isso, é possível que a mulher esteja grávida.
Lavar o cabelo menstruada faz mal ou aumenta o fluxo?
Lavar os cabelos não influencia em nada o cilo menstrual, por isso você pode tomar banho tranquilamente e ficar no chuveiro todo o tempo que desejar (mas lembre-se de economizar água).
Absorvente interno ou coletor menstrual tira a virgindade?
Em geral, o absorvente interno de tamanho menor, quando colocado da forma correta, não rompe o hímen da mulher. No entanto, o hímen pode ser rompido mais facilmente com o uso do coletor menstrual, sendo importante levar isso em consideração antes de comprá-lo.
O recomendado é sempre conversar com o ginecologista para avaliar qual a melhor opção para cada mulher, e lembrar que na realidade a virgindade só é perdida quando se tem contato íntimo real.
Fazer sexo menstruada aumenta o risco de contrair e passar doenças sexualmente transmissíveis?
Fazer sexo menstruada aumenta o risco de transmissão de DST's porque o sangue funciona como alimento, favorecendo a proliferação de micro-organismos que causam doenças.
Assim, se o homem tiver uma DST, a mulher tem mais chances de pegar a doença, e se for a mulher menstruada quem está doente, também pode passar mais facilmente porque o número de micro-organismos no sangue pode estar maior, sendo mais fácil de passar para o homem.
Tudo sobre o ciclo menstrual
Reviewed by Lucros Digitais
on
agosto 30, 2018
Rating:
Sem comentários: